sábado, 6 de julho de 2019

Saque e Extorsão

.
Basta que se observe a condição dos aposentados comuns da seguridade social brasileira, para enxergar as extorsões e os saques de que são vítimas.

As correções das pensões ficam sempre aquém, muito aquém dos índices fictícios da inflação oficial, enquanto alguns serviços essenciais sofrem acréscimos bem acima das míseras reposições sobre o ganho dessas aposentadorias.

Assim, por esse caminho, não fica longe o dia em que o cidadão de “idade de terceira”, acabará sem condições de pagar o seu plano de saúde e, mais adiante, sequer conseguirá cobrir os saques sofridos dentro das instituições bancárias onde são depositados os seus proventos.

Aqueles que deveriam ser os representantes populares acabam sendo os seus algozes, pois atendem sempre o interesse dos grandes grupos financeiros e esses - estatais ou privados - vão saqueando os bolsos dos correntistas para engorda do patrimônio de seus acionistas.

Segundo dados recentes, divulgados pelo IDEC, nos últimos doze meses o reajuste médio dos 70 “pacotes” bancários, foi de 14%, enquanto o IPCA no período foi de 7,45% e o reajuste nas aposentadorias do INSS foi de 3,43%.

Ainda segundo os mesmos estudos, o “pacote” mais salgado foi o do Bradesco, com 50% de correção, seguido da Caixa, com 46%, mas as outras “instituições” não ficaram muito longe. A tarifa de saque em terminal eletrônico do Itaú sofreu correção de 22% (enquanto reduzem o número de funcionários, substituindo-os por essas máquinas).

Estabelecimentos bancários, clubes de futebol, prefeituras e empresas de economia mista estão entre os bilionários devedores da seguridade social e nessa reforma meia-boca ainda se pretende que nós continuemos pagando essa conta, senhor Ministro?

O descaso ou a venalidade dentro da estrutura do poder instituído acaba levando ao aumento da miséria em que já se encontra a maioria da população brasileira mas, pelo que se percebe das intenções, dias piores ainda virão.

Carlos Gama.

06/07/2019 13:21:45
.

2 comentários:

Carta aos Tungados

Esta não tem nada a ver com a outra carta, embora o título tenha alguma semelhança fonética. Esta é uma carta dirigida a você que se sen...